terça-feira, 15 de setembro de 2009

MAISCOMPORTA

Do que tenho conhecimento da Comporta, em 1934 já existia uma padaria, com forno, uma cantina uma barbearia, uma serralhria, uma carpintaria civil e de carruagem e havia também uma igreja.
Em meados dos anos 40 a Atlantic instalou um pequeno posto médico o qual em 1948 passou a casa do povo onde todas as semanas vinha um médico de Alcacer do Sal.
Foi ainda por esta altura que se instalou a luz electrica, produzida por um gerador a vapor, que só alimentava a casa dos patrões e as oficinas.
O horário de trabalho na Herdade, inicialmente era de sol a sol e em fins dos anos 50, passou para oito horas trabalhando tambem ao Sabado e descansando ao Domingo. Este horário era cadenciado pelos toques do sino existente no celeiro nº1 um dos mais antigos da Comporta onde actualmente está instalado o balcão do BES, este edificio nunca funcionou como igreja ou capela mas sim como armazém.
Nesta altura o salario rural rondava os cinquenta escudos.
Na altura, a administração luso-britanica exercia um regime MUITO DURO sobre os trabalhadores a nivel de rendimento de trabalho-

Sem comentários: