domingo, 6 de setembro de 2009

MAISCOMPORTA

A comporta data vestigios de acerca de 3500 a 2800 A.C os quais, se chamam concheiros.

È a partir do sèculo XVIII, no reinado de D.Maria I, que se conhece algo sobre a comporta.

A Herdade da Comporta é uma extensa propriedade rústica com cerca de 15000 h. Nesta altura era habitada por escravos negros. Mais tarde foi uma colónia presidiária onde os delinquentes de maior responsabilidade vinham cumprir a sua pena com trabalhos forçados.

Passado alguns anos a coroa colocou as propriedades em hasta pública, segundo uma carta de lei de 16 de Março de 1836, as quais foram adquiridas pela Companhia das Lezirias do Tejo e Sado.

Nesta altura Comporta era um pequeno aglomerado de cabanas (cubatas) em volta de uma casa apalaçada que servia de habitação aos donos da propriedade.

Nestes tempos a zona da Comporta, era a região agricola maior do País. Todos os habitantes trabalhavam a terra, repartindo-se entre a cultura do arroz ea cultura de Sequeiro.
As vias de Comunicação eram completamente inexistentes havendo apenas a via fluvial.Como a propriedade estava a ser pouco rentável a Companhia das Lezírias vendeu-a à familia Soares Mendes de Abrantes.
Desde então vieram para esta propriedade pessoas contratadas da região de Abrantes, e de outras regiões como Algarve, Figueira da Foz, Pombal, Carapinheira do Campo (Coimbra) e Praia de Mira.
Por tal facto, a Comporta tem uma geração derivada de uma fusão de várias regiões do País.

Sem comentários: