sábado, 5 de setembro de 2009

DIVULGAÇÃO

Alcácer do Sal é unidade de referência para a Gripe A


"É no Centro de Saúde de Alcácer do Sal que está o Serviço de Atendimento à Gripe para o Litoral Alentejano, que funciona como centro de referência nesta fase para os cinco municípios da região. Para evitar o contágio, foi criada uma área reservada com espaço de espera, enfermagem, área clínica e sanitários separados do habitual atendimento.
Actualmente, o número médio de atendimentos nesta unidade tem sido de oito pessoas por dia, um valor ainda baixo, tendo em conta, por exemplo, que o Serviço de Urgência Básica de Alcácer do Sal atende em média 65 pessoas por dia.

A gripe A tem-se espalhado um pouco por todo o pais mas existem alguns cuidados que se podem ter para evitar o contágio. Lavar as mãos com maior frequência, tossir ou espirrar para um lenço de papel – que deve ser deitado para o lixo de imediato – ou para o braço, são alguns dos comportamentos que deve seguir.

Entre os sintomas da Gripe A estão dores de Cabeça intensas, febres com início súbito a 39º, calafrios frequentes, leve dor de garganta e tosse seca e contínua, dores musculares e ardor de olhos intensos. Se tiver sintomas deve ficar em casa e ligar para a linha Saúde 24 pelo 808 24 24 24."



Fonte: Camara M. Alcacer do Sal

Sem comentários: