terça-feira, 11 de agosto de 2009

CAIS PALAFITA DA COMPORTA


Na Comporta sempre houve cais de pescadores lembro-me e com muita saudade de todos aqueles que diariamente partiam para a faina da pesca deste cais e de outros aqui existentes.
O Cais da Comporta é aquele em que mais cedo se vai para a faina e mais tarde se regressa devido às marés, tem que se ter àgua para sair e para entrar.
Os pescadores da Comporta, comunidade que tem vindo a desaparecer devido a muitas situações e uma delas seguramente foi a poluição do rio que levou ao enfraquecimento das pescas com o desaparecimento de muitas especies.
Também o envelhecimento foi uma das razões do desaparecimento de alguns pescadores que normalmente tinham muitos filhos mas que por opção não seguiram a profissão de pescadores.
Diexo aqui a minha homenagem aos que já partiram na longa viagem e a todos aqueles que continuam a vida dura da Pesca um forte abraço e Façam o Favor de Ser Felizes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai que saudades que eu tenho do tempo da minha avó. Quando a maioria vivia na miséria e um pequeno grupo de SENHORES tinham todas as regalias.Ser Pescador? Viver da pesca? -A isto chamava-se sofrer,ser discriminado,ou seja ser cidadão de segunda. Sei o que digo,pois senti na pele.Ai que saudades dos SENHORES FEUDAIS(choram alguns). Eu tenho saudades do Futuro.Que os meus filhos sejam iguais aos teus e a todos os outros. Uma voz da NOSSA TERRA(EU).

+Comporta disse...

O maisComporta, neste post pretendeu elogiar e homenagear os pescadores e a profissão de pescador, que praticamente desapareceu nesta localidade, e não reviver tempos de senhores feudais. Todos os tempos têm boas e más recordações, mas é sempre bom recordar: " recordar é viver". Em todas as gerações existem " senhores feudais", no tempo dos nossos avós eram uns, hoje são outros e futuramente haverá outros, nunca deixarão de existir.
Não é por isso que vamos deixar de ser felizes e viver a nossa vida. Se não fosse assim, não poderíamos reconhcer os feitos dos nossos antepassados que só conseguiram prosperidade à custa de muito sofrimento.