terça-feira, 26 de outubro de 2010

ÁLBUM de MEMÓRIAS

Comporta
Rancho da Comporta
Gentes de outro Tempo
Gente de Trabalho
Histórias de Vida

Na minha terra a Comporta (Claro) geralmente as pessoas começavam a trabalhar quando atingiam a idade de uns 9 anos, às vezes até mais cedo, nuns casos após terem ido à escola primária, (raros) noutros sem qualquer escolaridade. Era uma idade em que os rapazes e as raparigas começavam a lutar pela sobrevivência, como histórias de vida exemplares que conhecemos na nossa terra. Era o tempo em que era considerado normal as crianças e adolescentes apanharem grandes enchugos de porrada dos pais.
Quem não ia à escola trabalhava a tempo inteiro ,havia ainda aqueles que trabalhavam depois da escola. Não tinham tempo de estar parados, nesta altura não sabiam brincar pois não havia tempo para isso.
Algumas raparigas iam" servir" para casas de senhoras, como empregadas domesticas, para as casas dos patrões, ou iam para a Capital Lisboa, por vezes a custo zero.
"Recordando o passado com Mestre Chico, vai dizendo o que lhe vai na alma eu vou anotando no meu velho caderno-" olha naquele tempo não havia contratos de trabalho. Era tudo de boca, as pessoas não eram contratadas eram mandadas! Se o patrão gostasse do trabalho ficavam, se não gostasse à noite rua se houvesse zaragata ofensas ao patrão o gajo chamava logo a guarda (GNR). Não havia uma relação entre o trabalhador e o patrão que delegava num capataz as ordens normalmente como sabes até tratavam mal os trabalhadores,para alem de ser ele a contratar e a despedir, decidia a quantia a pagar ao trabalhador, não havia regalias sociais. O trabalho era sazonal, só em certas épocas do ano,por isso havia muita fome e eu que o diga. Não havia direitos,nem assistência médica, nem férias nem abonos e remata assim o mestre Chico que não resisti a escrever "Parece que agora também acabaram com isso" continuando vai dizendo não havia subsídios nem descontos para a caixa o que mais tarde veio a atingir muitas pessoas que não tiveram direito a nada o meu pai foi um deles diz.
E o ordenado como era? Mau uma miséria para uma casa de gente olha era assim: Na maioria dos casos era pago à semana era à jorna". Recebia-se ao Sábado, por volta de 1958,59,60,os homens recebiam em média 5 ou 10 escudos por dia, as mulheres menos sempre ,entre 2,5 e 6 escudos o que era considerado normal pelas aquelas cabeças. Os gaiatos ganhavam metade das mulheres olha uma miséria!
Ficamos por aqui, o maiscomporta agradece ao Mestre Chico um testemunho Vivo da nossa terra.








Sem comentários: