domingo, 24 de janeiro de 2010

O 25 DE ABRIL

REVOLUÇÃO DOS CRAVOS
O maiscomporta : O golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, levado a efeito por militares dos três ramos das Forças armadas e dirigido pelo MFA(Movimento das Forças Armadas), pôs fim a 41 anos de Estado Novo > e a 48 de ditadura. Ao 25 de Abril seguiu -se um periodo revolucionário que transformou radicalmente o Estado e a sociedade Portuguesa.
Porque o 25 de Abril é de todos e não só de alguns o maiscomporta a partir de hoje e para todos os Comportenses e amigos dá inicio ao tema o 25 de Abril SEMPRE.

AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU
Era uma vez um pais
onde entre o mar e a guerra
vivia o mais infeliz
dos povos à beira-mar.

Onde entre vinhas sobredos
vales socalcos searas
serras atalhos veredas
lezirias e praias claras
um povo se debruçava
como um vime de tristeza
sobre um rio onde mirava
a sua própria pobreza.

Era uma vez um pais
onde o pão era contado
onde quem tinha raiz
tinha o fruto arrecadado
onde quem tinha dinheiro
tinha o operário algemado
onde suava o ceifeiro
que dormia com o gado
onde tossia o mineiro
em Aljustrel ajustado
onde morria o primeiro
quem nascia desgraçado
Era uma vez um pais
de tal maneira explorado
pelos consórcios fabris
pelo mando acumulado
pelas ideias nazis
pelo dinheiro estragado
pelo dobrar da cerviz
pelo trabalho amarrado
que até hoje se diz
que nos tempos do passado
se chamava esse pais
Portugal suicidado.
Poema de José Carlos Ary dos Santos

A história do 25 de Abril
"O dia 25 de Abril foi o dia em que se deu uma revolução em Portugal.Essa revolução foi muito imporatnte para nós portugueses porque passamos de uma ditadura que durou cinquenta anos para um regime democrático.
No regime de ditadura as pessoas não podiam demonstrar as suas ideias nem as suas opiniões porque senão eram levadas pela polícia para a prisão.
Essa revolução ficou conhecida como a "Revolução dos Cravos" porque uma vendedora de flores andou a distribuir cravos pelos soldados no dia 25 de Abril de 1974.
Trabalho de pesquisa de:Rodrigo
Antigamente as pessoas não podiam dizer mal do governo, não podiam dar a sua opinião nem dizer coisas que os fascistas não gostassem.
Se dissessem alguma coisa que os fascistas não gostassem iam presas e eram torturadas: umas vezes punham-nos debaixo de uma lâmpada e deixavam-nos estar, mas não lhes davam comida nem bebida.Outras vezes punham-nos numas coisas que pareciam uma ratoeira para ratos ao pé da água e quando a Ria ou o mar enchesse as pessoas morriam afogadas.
Então os capitães das Forças Armadas abriram os olhos e ficaram contra os fascistas e então fizeram o 25 de Abril!Uma mulher vendedora de flores ia enfeitar um restaurante, mas ele estava fechado.Então, ao ir para casa, viu os capitães das forças armadas e distribuiu os cravos por eles.Um pôs o cravo no cano da espingarda e os outros fizeram o mesmo e até puseram nos canhões.
Não houve guerra e daí em diante as pessoas podiam já estar à vontade e falar do que quisessem sem medo!E foi e continua a ser a Revolução dos Cravos.
Agora no dia 25 de Abril toda a gente usa um cravo."

Trabalho de pesquisa feito por:Inês
A minha famlia antes do 25 de Abril.O meu pai andava no liceu e a minha mãe andava no 1.º ano do ciclo.Quando ouviram na rádio que tinha havido uma revolução vieram para a rua comemorar a revolução. Os meus avós andavam a trabalhar e só à noite é que souberam que tinha havido uma revolução e ficaram muito contentes."

Sem comentários: