quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A COMPORTA E A ARTE DA PESCA

Não posso de maneira alguma, falar da minha terra e não dedicar uma palavra tão especial à actividade piscatória, que foi em tempos a actividade de muito povo desta terra.
Quanto à pesca, não se pode dizer que tenha raizes muito profundas na Comporta, mas tem algumas.
Existia uma pequena comunidade de pescadores na praia da Comporta e uma outra maior no Carvalhal. Utilizavam apenas um tipo de arte (rede) que consistia num cerco grande dentro de mar e depois puxado por muita gente pescadores ou não todos da terra.
Na comunidade de pescadores da Comporta passado algum tempo dado à não rentabilidade da pesca, muitos pescadores integraram-se na comunidade rural da Herdade. No Carvalhal alguns pescadores mantiveram a arte da pesca e ainda nos dias de hoje assim continua, e praticamente na Comporta esta actividade quase desapareceu.
Segundo a minha pesquisa na Comporta propriamente dita, não existiam pescadores nativos vindo apenas alguns pescadores de Setúbal exercer a sua actividade. A partir da década de 50 dada a sua continua permanência nesta zona, veio a originar casamentos e a fixarem-se na Comporta.
Actualmente a Carrasqueira é sem duvida o maior centro piscatorio do nosso concelho, onde os pescadores locais, se dedicam à apanha de ameijoa, choco e tudo o que o rio pode dar. Estes pescadores dedicam-se ainda como em tempos passados à actividade rural.

Sem comentários: