domingo, 1 de novembro de 2009

ALENTEJO

ALENTEJO
A té nas anedotas, os alentejanos revelam a sua superioridade humana e intelectual. Os brancos contam anedotas dos pretos, os brasileiros dos portugueses, os franceses, dos argelinos... só os alentejanos contam e inventam anedotas sobre si próprios. E divertem-se imenso, ao mesmo tempo tempo que servem de espelho a quem as ouve.

Mas para que uma pessoa se ria de si própria não basta ser ridícula porque ridículos todos somos. É necessário ter sentido de humor. Só que isso é um extra só disponivel nos seres humanos topo de gama.

Não se confunda, no entanto, o sentido de humor com alarvice. O sentido de humor é um dom da intelegência; a alarvice é o tique da gente bronca e mesquinha. Enquanto o alarve se diverte com as desgraças alheias, quem tem sentido de humor ri-se de si próprio. Não há maior honra do que ser objecto de uma boa gargalhada. O sentido de humor humaniza as pessoas, enquanto a alarvice diminui-as. Se Hitler e Estaline se rissem de si próprios, nunca teriam sido as Bestas que foram.

E as anedotas alentejanas são autênticas pérolas de humor: curtas, incisivas, inteligentes e desconcertantes, revelando um sentido de observação, um sentido crítico e um poder de síntese notáveis.

Não resisto a contar a minha anedota preferida. Num dia em que chovia muito, o revisor do comboio entrou numa carruagem onde só havia um passageiro. Por sinal um alentejano que estava todo molhado, em virtude de estar sentado num lugar junto a uma janela aberta.«Ó amigo, por que é que não fecha a janela?», perguntou-lhe o revisor.«Isso queria eu, mas a janela está estragada.», respondeu o alentejano. «Então por que é que não troca de lugar?» «Eu trocar, trocava... mas com quem?»


Como bom alentejano que me prezo de ser, deixei o melhor para o fim. O Alentejo como todos sabemos, é o unico sítio do mundo onde não é castigo uma pessoa ficar a pão e água. Água é aquilo por que qualquer alentejano anseia. E o pão...Mas há melhor iguaria do que o pão alentejano come-se com tudo e com nada, É aperitivo, refeição e sobremesa. E é o unico pão do mundo que não tem pressa de ser comido. É tão bom no primeiro dia como no dia seguinte ou no fim de semana. Só quem come pão alentejano está habilitado para entender o mistério da fé. Comê-lo faz-nos subir ao céu !

É por tudo isto que, sempre que passeio pela charneca numa noite quente de Verão ou sinto no rosto o frio cortante das manhãs de Inverno, dou graças a Deus por ser alentejano. Que maior bênção poderia um homem almejar?

Obrigado

Autor desconhecido.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caminharemos de Olhos Deslumbrados

Caminharemos de olhos deslumbrados
E braços estendidos
E nos lábios incertos levaremos
O gosto a sol e a sangue dos sentidos.

Onde estivermos, há-de estar o vento
Cortado de perfumes e gemidos.
Onde vivermos, há-de ser o templo
Dos nossos jovens dentes devorando
Os frutos proibidos.

No ritual do verão descobriremos
O segredo dos deuses interditos
E marcados na testa exaltaremos
Estátuas de heróis castrados e malditos.

Ó deus do sangue! deus de misericórdia!
Ó deus das virgens loucas
Dos amantes com cio,
Impõe-nos sobre o ventre as tuas mãos de rosas,
Unge os nossos cabelos com o teu desvario!

Desce-nos sobre o corpo como um falus irado,
Fustiga-nos os membros como um látego doido,
Numa chuva de fogo torna-nos sagrados,
Imola-nos os sexos a um arcanjo loiro.

Persegue-nos, estonteia-nos, degola-nos, castiga-nos,
Arranca-nos os olhos, violenta-nos as bocas,
Atapeta de flores a estrada que seguimos
E carrega de aromas a brisa que nos toca.

Nus e ensanguentados dançaremos a glória
Dos nossos esponsais eternos com o estio
E coroados de apupos teremos a vitória
De nos rirmos do mundo num leito vazio.

Ary dos Santos, in 'Liturgia do Sangue'

Peter disse...

Passada uma semana depois da suposta tomada de posse do Executivo e da Assembleia da Junta de freguesia da Comporta(está tudo por defenir por responsabilidade da SrªMaria José e da CDU).
Ouvem-se rumones que a Srª Maria José anda a dizer de rua em rua, de café em café, que foi a oposição quem inviabilizou a tomada de posse, que não consegue trabalhar com outros que não sejam os seus amigos...Então pergunto à SrªMaria José, se a Junta não é algo demasiado sério para trabalhar-mos só por e com amizades? Ou a senhora acha que as carências da Comporta se resolvem com caprichos, viagens para idosos, favorecimentos laborais, vinganças pelo que aconteceu no passado?
A Senhora devia de assumir que falhou naquela noite, pois não cumprio o que a lei diz, e não ande a empurrar para cima dos outros a sua falta de sabedoria ou a sua teimosia.
Eu não admito como comportense, que algumas pessoas do seu partido pensem que a intervenção de cidadania é só propriedade de vossa e que são os únicos democratas a habitarem esta terra!
Deixem a arrogância e o veneno em casa e sejam responsáveis.
Não usem a mentira como arma política, usem argumentos válidos!
Não usem a vitimização, pois são os primeiros e únicos responsáveis desta situação!
A população da Comporta andou bastante tempo de costas voltadas para o Poder Local, agora tudo está a mudar!