sexta-feira, 23 de outubro de 2009

OUTROS TEMPOS

SABIA QUE:
Em 17 de Fevereiro de 1925, foi fundada em Jersey (ilhas do canal- Grã-Bretanha) a sociedade The Atlantic Company Ltd, conforme estatutos editados no Diario do Governo 3ª serie nº135 de 13 de Junho de 1925. Esta sociedade Inglesa mas também com capitais Portugueses tinha uma delegação na cidade do Porto e teve conhecimento que a familia Soares Mendes estava interessada na venda da Herdade da Comporta.
Vindo-se a transação a concretizar neste mesmo ano de 1925. A Comporta sempre teve o seu forte na cultura do arroz mas também os pinhais, as platações de eucalipto, e o sequeiro se trabalhavam na Herdade. Na epoca de cultura intensa na Comporta havia uma população de 3000 pessoas e na epoca normal cerca de 1000. Este numero populacional de 1934, não existia em muitas freguesias do Concelho, mas mesmo assim não tinha, um posto de socorros, uma caixa de correio, médico nem Posto da GNR, estando a segurança a cargo dos Guardas florestais.
Segundo a minha pesquisa na História da Comporta e da Herdade, um dos compradores de arroz da Atlantic, a firma, Estabelecimentos Manuel da Silva Torrado e Irmãos, com fábrica de descasque de arroz em Sacavem, tinham uma grande influência na antiga comissão reguladora do comércio de arroz e conseguiram concretizar a montagem da fabrica de descasque de arroz da Comporta (1952) que só laborava o arroz produzido na Herdade.
Tempos depois os administradores da casa Torrado, vindo a apreceberem-se de uma crise financeira no seio da Atlantic, fizeram proposta a esta da compra da Herdade, os quais se mostraram desde logo interessados.
Dado que a casa Torrado não dispunha de verba para o pagamento integral, desde logo contactaram o Drº Manuel Ribeiro Espirito Santo. O qual se mostrou interessado, dado tambem se tratar de um território Português em posse de estrangeiros.
Este negocio culminou em Setembro de 1955 com a compra da Herdade pelos Torrados e Espirito Santo.
Esta sociedade manteve-se durante 3 anos.
Devido ao enorme empreendimento projectado para a Herdade pelo Espirito Santo, e como a familia Torrado não dispunha de capital de investimento decidiu vender a parte que tinha aos Espirito Santo.
Assim desta forma a The Atlantic Company Ltd ficou na totalidade a pertencer ao Grupo Espirito Santo a partir de 1958/59.
O nome da firma permaceu Atlantic Company até ao virar do século, não preciso bem o ano certo hoje Herdade da Comporta.
Quero desta maneira dar a conhecer o que foi a Comporta, é importante que se saiba como foi a nossa terra tudo o que aqui escrevo são recolhas e testemunhos vivos de gente da Comporta.
Estou a efectuar mais uma recolha interessante que brevemente publicarei.

Sem comentários: