domingo, 23 de janeiro de 2011

COMPORTA ANOS 50

Nos anos 50 a praia da Comporta já era procurada por muita gente oriunda de vários sítios.
A praia da Comporta é uma maravilha de Portugal à muito descoberta.

APONTAMENTOS MAIS COMPORTA






Relembro com saudade os meus sete anos. Andava eu na velha escola da Comporta e que bem que eu conhecia algumas destas pessoas que aqui lembro o Ti Evaristo quem não se lembra dele ,o Balanito o ti Zé Martins .
Com o passar do tempo, mudou o rosto da Comporta. Hoje quando olhamos para os velhos celeiros em ruínas, tentamos descobrir nas paredes mudas os movimentos, os sons, as cores e o frenesim de outros tempos. A algumas destas interrogações encontro as respostas enquanto converso com Comportenses de memorias.
antigamente que com a sua espontaneidade e simpatia partilham comigo muitas das suas


domingo, 16 de janeiro de 2011

ILUMINA-TE CANDEEIRO

Ilumina-te candeeiro. Seleccionámos este candeeiro em memória de todos os outros que estão apagados na nossa freguesia.
Este sim é o Rei, está mesmo nas barbas dos eleitos e eles teimam em não fazer caso dos velhos candeeiros.
Senhora presidente faça luz nas Ruas mal iluminadas da nossa Freguesia!

ERA UMA VEZ!!!!!!!!!!


Não se consegue entender como alguém pode mandar fazer um trabalho destes!
Através dos contactos feitos pelo mais comporta, ficamos a perceber que este espaço pertence à Herdade da Comporta.
Mas também ficamos a saber que nos próximos tempos também a Herdade da Comporta, não vai ali fazer qualquer infraestrutura.
Um mau préstimo à comunidade quem o fez só conhece a Comporta de passagem sendo assim com o meu desagrado Boa viagem!
Já agora arranjem o que estragaram!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

COMPORTA


O Maravilha do Sado, na sua chegada ao cais da Comporta, quando a travessia do Sado se fazia entre Setúbal e Comporta.
Em tempos foi uma realidade que agora se acabou e a travessia do Sado passou para a Ponta do Adoxe, em Tróia. No entanto, pensamos que os seus dias também estão contados e, num futuro próximo quem quiser ir para Setúbal ou vai a nadar ou tem que ir à volta, entendem claro!!!
Pois não podemos ter um iate atracado na marina, mal a mal um saveiro atracado no cais da Comporta.

MAIS UMA AJUDA

Foto jornal Correio da Manhã
Tarifas de transporte entre Setúbal-Tróia sofrem aumento de 25 por cento

A Atlantic Ferries, empresa concessionária do transporte fluvial entre Setúbal e a Península de Tróia, vai aumentar as tarifas da travessia de passageiros, em vinte e cinco por cento, ou seja, mais cinquenta cêntimos por cada viagem.

A partir de 15 de Janeiro, os bilhetes dos ferries e catamarãs que fazem o transporte entre Setúbal e Tróia, vão custar 2,50 euros por cada passageiro adulto, ou seja, mais cinquenta cêntimos do que o valor actual.

Assim, ida e volta à outra margem do Sado, para uma pessoa, passam a ter um custo de cinco euros, em vez dos quatro euros em vigor.

No caso das crianças, a tarifa passa de um euro para 1,25 euros e a assinatura mensal (passe) deste serviço de transporte vai custar mais vinte euros, ou seja, sessenta euros.

Relativamente aos veículos ligeiros, o acréscimo no bilhete da travessia é de 1,40 euros, passando de 9,60 para onze euros. Já na classe dos veículos ligeiros com atrelado e dos veículos pesados, os automobilistas passam a pagar 22 euros, em vez dos actuais 19 euros. O mesmo acontece nas outras categorias: pesado com tractor e semi-reboque, 28 euros, anteriormente 24,5 euros; pesados com atrelado, 55 euros, antes 48,5 euros; velocípedes sem motor passam a pagar mais 50 cêntimos e os motociclos pagam mais um euro.

A propósito desta notícia, o gabinete da presidência da Câmara Municipal de Setúbal afirma que “o aumento dos preços dos bilhetes do transporte fluvial entre Setúbal e Tróia não serve os interesses da população do concelho de Setúbal em particular, nem o de todas as pessoas da região que utilizam esse meio de transporte”.
Quanto às Câmaras Municipais do Litoral Alentejano até ao momento desconhecemos as reacções a estes aumentos, principalmente o Município de Alcácer do sal e Grândola um verdadeiro atentado aos moradores das Freguesias da Comporta e Carvalhal.

domingo, 2 de janeiro de 2011

A PRIMEIRA DE 2011

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA COMPORTA

O Centro Social e Paroquial da Comporta presta um serviço social à nossa comunidade , nomeadamente o apoio a idosos. Na sua actividade ainda têm o serviço de creche e pré escolar. É ainda uma entidade que emprega algumas pessoas da terra e não só!!!
O Centro Social da Comporta é uma entidade que emprega mais funcionários que, por exemplo, a Junta de Freguesia de Comporta, é uma entidade reconhecida e com credibilidade junto do poder central.
Sabemos que a actual direcção do Centro, muito tem trabalhado e o mais comporta disso é testemunha. Era do conhecimento público o estado em que se encontrava a instituição dos ordenados em atraso a funcionários e dívidas a entidades.
O que o mais comporta não consegue entender é que no orçamento da Junta de freguesia da Comporta para o ano de 2011, o Centro Social só tenha sido Contemplado com 750 euros, é obra. Ao ter conhecimento desta verba resta dizer: vergonha... Sabemos que os orçamentos das Juntas de Freguesia são baixos mas também sabemos que por exemplo se gastam dinheiros em coisas QUE EM NADA DIZEM ÀS GENTES DA COMPORTA.
Senhora presidente lembre-se que o Centro Social da Comporta já foi a sua casa em tempos; amanhã poderá voltar a sê-lo novamente.
Mais comporta