sábado, 9 de abril de 2011

QUEM NOS TRATA DA SAÚDE

Ao passar na rua 24 Junho, por volta das 04H30 da manhã local onde se situa a unidade de Cuidados de saúde Extensão da Comporta, num destes dias do ano 2011,vi um vulto, estranhei aproximei-me e lá estava o mestre Chico resguardado do frio e da chuva que se fazia sentir na altura.
"A esta hora já aqui?" " Sabes a minha mulher está doente e precisa de consulta e as consultas estão todas marcadas até ao final do mês agora só de urgência e então cá estou para ver se apanho consulta."
"Olha antigamente as pessoas tinham muita dificuldade em ir ao médico demorava-se horas. Só havia médico em Alcácer, ou Grândola. De maneira que as pessoas em vez de se tratarem com medicamentos, curavam-se com coisas caseiras. Com ervas... se era para a barriga era chá de Marcela, se era para o estômago chá príncipe...
Quando doía a barriga aos gaiatos untava-se com azeite morno... E passava!! Até uma ferida eu tratei ao meu mais novo com açúcar e azeite."
Mestre Chico por ali ficou, espero que tenha conseguido a consulta e que a sua mulher esteja recuperada, e pensamos nós como estas coisas podem acontecer na nossa Terra.

Sem comentários: