quarta-feira, 10 de junho de 2009

ELEIÇÕES AUTÁRTQUICAS 2009

A escolha da data de 11 de Outubro para as eleições autárquicas, sendo uma decisão do Governo socialista, poderá condicionar a marcação das Legislativas, cuja competência é do Presidente da República, Cavaco Silva.
A partir deste cenário, que é a hipótese mais provável dentro do PS, as próximas Legislativas poderão ser realizadas a 20 ou 27 de Setembro, duas ou três semanas antes das Autárquicas. É com base nestas datas que algumas forças partidárias já elaboram a sua estratégia. E ambas ficam fora do período tradicional de férias dos portugueses, um factor decisivo, por causa dos níveis de abstenção.
A marcação das Legislativas é da responsabilidade do Chefe de Estado, mas, tendo em conta a inclinação dos partidos para a realização de eleições legislativas e autárquicas em datas separadas e a intenção do Governo de agendar o acto eleitoral autárquico para 11 de Outubro, Cavaco poderá optar por um dos dois últimos domingos de Setembro.
Até 7 de Junho, PS, PCP, BE e CDS-PP defenderam a realização de ambas as eleições em datas separadas. Já o PSD, vencedor das eleições europeias, ainda não clarificou a sua posição.
Cavaco deverá começar a ouvir agora, até por causa da proximidade das férias do Verão, os partidos políticos sobre as suas preferências para o dia da realização das eleições legislativas. Ontem abordou o tema das Europeias apenas para defender a reeleição de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia.
Fonte Correio da Manhã

Sem comentários: