terça-feira, 23 de novembro de 2010

ÁLBUM de MEMÓRIAS




Nestes dias nós trabalhávamos do nascer ao pôr- do-sol. Para estarmos no trabalho ao nascer do sol tínhamos de nos levantar muito antes e saíamos do trabalho ao pôr-do-sol e chegávamos a casa já muito tarde. Dai que os tempos livres fossem muito poucos e os poucos que eram já eram de noite e já não havia nada para fazer senão dormir.
Havia pouco tempo livre, só ao Domingo.
Os homens normalmente iam para a taberna, o vinho era a copo havia petisco e funcionava como centro de convívio até aparecer o Clube da Comporta em 1951 local também onde se jogava à carta (ao perde e paga), fumava-se e até se cantava à desgarrada. Às vezes havia umas bebedeiras mas era tudo normal e depois claro dava em" garreias".
As mulheres tinham outras formas de ocupar o tempo livre dedicando-se a costurar para fazerem a sua própria roupa, tricotar, bordar e fazer renda, as solteiras aproveitavam para irem fazendo o enxoval . As mulheres tinham o habito, de ensinar as filhas nas lides domésticas, na cozedura do pão e a aprenderem a cozinhar era assim a nossa vida.
E era assim o quotidiano das gentes da minha terra a Comporta, de grande azafama, lida e suor e sabemos que nem sempre foi facil, mais-comporta.

Sem comentários: