segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

UM ANO E MEIO DEPOIS




Câmara quer ouvir Governo sobre ligações para Tróia
Lusa 27-07-08


"A Câmara de Setúbal vai pedir à Secretaria de Estado dos Transportes que se pronuncie sobre o aumento de preços nos transportes fluviais entre Setúbal e Tróia, que atinge os 70 por cento nos bilhetes para passageiros, anunciou hoje a autarquia. Numa moção aprovada, por unanimidade, em sessão pública de câmara, a autarquia decidiu “solicitar urgentemente” à Secretaria de Estado “que se pronuncie sobre esta matéria e esclareça se considera adequados os novos preços".
O documento acrescenta que o aumento de cerca de 70 por cento no preço dos bilhetes para passageiros irá levar ao "afastamento de Tróia de uma população de cerca de 115 mil habitantes, residente a pouco mais de três mil metros da península". Embora considere que a requalificação do empreendimento turístico de Tróia e a introdução de passes não nominativos, já anunciados pela Atlantic Ferries, concessionária da travessia do Sado, são factores positivos, a Câmara de Setúbal adverte que o "funcionamento do empreendimento não é socialmente viável sem a presença constante dos setubalenses que utilizam as praias de Tróia".

De acordo com a Atlantic Ferries, os passes não nominativos, que serão implementados até ao verão de 2009, se forem utilizados na sua plenitude, permitem aos utilizadores usufruírem de viagens a 80 cêntimos. A empresa actualizou os preços da travessia do Sado no passado dia 14 de Julho, data em que entraram em funcionamento os dois novos ferries – Pato Real e Rola do Mar –, que vão assegurar as ligações entre Setúbal e o novo cais de Tróia, junto às instalações militares dos fuzileiros navais.

De acordo com o novo tarifário, o preço das viagens entre Setúbal e Tróia e vice-versa aumentou de 1,15 euros para 2,00 euros para os passageiros, de 5,70 euros para 9,50 euros para viaturas ligeiras, incluindo o condutor, e de 14,50 euros para 19 euros para veículos pesados. A empresa garante, no entanto, o transporte de passageiros a preço antigo num dos antigos ferries que continuará a operar, até 15 de Setembro, entre a doca das Fontaínhas, em Setúbal, e o antigo cais da Ponta do Adoxe, em Tróia."


MAISCOMPORTA

Em Agosto e Setembro de 2008 o +comporta já alertava para este problema de travessia do Sado, pois para nós habitantes da Comporta sempre foi mais facil a deslocação a Setúbal que propriamente à sede de concelho ou até mesmo a Grândola.

Hoje e devido ao aumento imposto pela empresa Atlantic Ferries somos em grande parte obrigados a não utilizar este meio de transporte devido aos preços praticados.

Com tudo isto, mais uma vez o Povo é que paga e voltamos a perguntar onde estão os eleitos para sairem à rua em defesa do seu povo !

Senhores autarcas eleitos pelo povo será que os habitantes das Freguesias de Comporta Carvalhal, Melides entre outras não temos direito a um serviço publico?

Será que temos que continuar a pagar o imposto de turismo?

Será que nos querem afastar de Troia?

Será que só lhes interessa mão de obra barata?

Pergunto onde estão os representantes do POVO os eleitos e eleitas?

Sabemos ainda que pouco ou nada foi feito com vista à alteração de tarifas para os residentes nestas freguesias e até me atrevo a dizer triste fado o nosso.

Não queremos ser difrentes queremos sim o direito a um serviço publico.


Sem comentários: