segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Comporta "PortàPorta"

Ao abrir a minha caixa de Correio, deparei-me com mais um jornal, que neste caso é propriedade da Herdade da Comporta. Mas não posso de deixar de dar os meus parabéns a quem divulga e prestigia o nome da COMPORTA, minha Terra, faço questão de o dizer.
Comentários : O arroz ceifeira foi uma marca de prestigio para a Herdade da Comporta desde 1925, é verdade mas actualmente isso já não acontece.As fábricas foram encerradas e os trabalhadores alguns reformados, outros despedidos. A gestão passou para o Lisboa/Ribatejo e o nome de Comporta desapareceu das embalagens e aparece Alcacer do Sal e Coruche. Acabou a relação dos habitantes da Comporta com a marca ceifeira esta é a verdade. O senhor João Duarte Correia é uma marca do Arroz Ceifeira, (o que vem a foto no jornal) pois era moleiro na fábrica da Torrinha, a qualidade de branqueamento e produção passava por ele.
Relativamente à tradição, não desfazendo os bolinhos de arroz, mas a tradição gastronómica da Comporta é o feijão com arroz e linguiça tuocinho e chouriço e coentros de preferencia cozido em panela de Barro e a lume de lenha, a minha avó assim o fazia, não esquecendo o famoso arroz de bacalhau feito por gentes da Comporta isto é tradição.
PS. Não se esqueçam que na Freguesia da Comporta há restaurantes que em termos gastronomicos são uma autêntica maravilha.

Sem comentários: