terça-feira, 9 de outubro de 2012

COISAS DA VIDA

No regresso a casa nesta bela tarde de Outubro, encontrei mestre Chico sentado no muro junto à rua das lojas na nossa Comporta.
Mestre Chico o que me diz à emigração?
Fascismo é sinônimo de pobreza,falta de trabalho, salários baixos e miseráveis à vontade do patrão. O ordenando mal dava para sobreviver à dureza do dia a dia, para mais que uma açorda com sabor a toucinho.
Não havia dinheiro para ir à cantina e quando se pedia fiado a vergonha era uma constante mas tinha que ser     a fome apertava!
Pensar numa vida melhor levou muita gente, a emigrar pois cá não ganhavam um tostão, não havia trabalho,trabalho para tanta gente.
A malta daqui uns foram para França Canadá Bélgica Espanha, eu nunca abalei estive sempre por cá!
Olha que nem todos tiveram sorte o sonho não era tão lindo como diziam e trabalharam e nada tem.
Estamos a falar nos anos 55/ 60.
No ano 2012, a conversa é a mesma remata mestre Chico!

PEQUENAS GRANDES COISAS

"A pensar na população da Freguesia da Comporta continuamos a acreditar, a construir e a prestar um serviço publico de encontro às necessidades de cada cidadão."
Sem mais palavras, maiscomporta.              (perde água à um ano)

ESTA É BOA.

Uma enorme surpresa, o stand da Freguesia de Comporta este ano aposta em mais comporta.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OLHAR COMPORTA

ENGENHOCAS

MEL DA COMPORTA
Sabe o maiscomporta que o Senhor Joaquim Alexandre, um produtor de mel da Comporta, foi convidado a mudar de sitio as suas caixas de abelhas que têm colocadas estratégicamente em alguns pontos da Herdade da Comporta.
Aqui à gato mais uma vez isto são coisas de engenhocas, pois o mel da Comporta têm que ser preservado e não se pode correr o risco de se acabar a produção deste produto da nossa região.

BOAS PRÁTICAS






Uma das práticas da Herdade da Comporta colocação de cancelas com camaras de vigilancia e cartão de acesso só par alguns.
Coisas de engenheiros, com creteza que estas cancelas, não servem para impedir o acesso de certos veiculos à praia do brejo e ás dunas ; pois estes têm auturização eu é que não!!!!! 

COMPORTA À RASCA


CERTO
ERRADO
PORCO
SAÚDE PUBLICA
Viver  e sentir a Comporta é este o mote para o arranque do nosso descontentamento,para com os politicos que nos representam e nos governam.
A Comporta está entregue a um municipio sem capacidade de defender o nome da Comporta deixando a aldeia chegar ao ponto que todos sabemos.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SÓ NÓS É QUE SABEMOS




No passado Domingo 12 de Agosto 2012, a bandeira Nacional não foi hasteada na sede da Junta de freguesia de Comporta, não sabemos o porquê! Voltamos a verificar que no dia 15 de Agosto que ainda é feriado Nacional a mesma voltou a não ser hasteada, incunprindo mais uma vez com o que determina a lei Portuguesa.


1 - A Bandeira Nacional será hasteada aos domingos e feriados, bem como nos dias em que se realizem cerimónias oficiais ou outros actos ou sessões solenes de carácter público.



2 - A Bandeira Nacional poderá também ser hasteada noutros dias em que tal seja julgado justificado pelo Governo ou, nos respectivos territórios, pelos órgãos de governo próprio das regiões autónomas, bem como pelos governadores civis ou pelos órgãos executivos das autarquias locais e dirigentes de instituições privadas.



3 - Nos edifícios sede dos órgãos de soberania a Bandeira Nacional poderá ser arvorada diariamente, por direito próprio.



Artigo 4.º



1 - A Bandeira Nacional será hasteada em edifícios de carácter civil ou militar, qualificados como monumentos nacionais, e nos demais edifícios públicos ou instalações onde funcionem serviços da administração central, regional e local e da administração das regiões autónomas, bem como nas sedes dos institutos públicos e das empresas públicas.



2 - A Bandeira Nacional poderá também ser hasteada pelos institutos públicos e empresas públicas, fora dos locais da respectiva sede, bem como por instituições privadas ou pessoas singulares, desde que sejam respeitados os procedimentos legais e protocolares em vigor.



Artigo 5.º



1 - Aos domingos e feriados e nos dias em que tal seja determinado pelo Primeiro-Ministro a Bandeira Nacional será hasteada em todo o território nacional, nos termos do artigo anterior.



2 - Fora dos dias referidos no número anterior a Bandeira Nacional será hasteada nos locais de celebração dos respectivos actos.



Artigo 6.º



1 - A Bandeira Nacional deverá permanecer hasteada entre as 9 horas e o pôr do Sol.



2 - Quando a Bandeira Nacional permanecer hasteada durante a noite, deverá, sempre que possível, ser iluminada por meio de projectores.



Artigo 7.º



1 - Quando for determinada a observância de luto nacional, a Bandeira Nacional será colocada a meia haste durante o número de dias que tiver sido fixado.



2 - Sempre que a Bandeira Nacional seja colocada a meia haste, qualquer outra bandeira que com ela seja desfraldada será hasteada da mesma forma.



3 - Para ser içada a meia baste a Bandeira vai a tope antes de ser colocada a meia adriça, seguindo-se igual procedimento quando for arreada.




























































COMPORTA PRIORIDADES





Melhorar a qualidade de vida da comunidade, requalificar apoiar projetos sociais e culturais isso sim ficaria bem a quem se diz defender os interesses da comunidade local.
Não podemos continuar a ver os dinheiros publicos mal geridos desta maneira, gasta-se fortunas em bolos e porcos e o parque infantil na miséria que todos sabemos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

VERGONHA






 Depois de reparada uma rotura os serviços de águas da Câmara Municipal de Alcácer do Sal continuam a deixar os espaços da Freguesia neste estado, um parque de estacionamento com entulho e o pavimento por reparar. São menos três lugares para não falar noutras questões!!!!

TODOS TEMOS CULPADOS!!!!!!!




As ruas da Comporta recentemente sofreram alterações em relação ao ordenamento da circulação do trânsito.
Teve conhecimento o maiscomporrta que as recentes alterações resultam de um estudo pedido pela nossa junta de freguesia a entidades oficiais.Após elaboração deste mesmo estudo, foi marcada uma reunião para esclarecimento público que contou com a presença de todas as entidades que participaram na elaboração do mesmo, data o ano 2006.
Por o que temos vindo a apurar só quem faltou a esta apresentação foram os habitantes da Comporta!
Esteve ainda este processo para consulta na secretaria da Junta durante o horário de expediente.
Fonte boletim informativo Nº1   2006

quarta-feira, 13 de junho de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA DA CARRASQUEIRA






Neste edifício que funcionou em tempos como escola primária da Carrasqueira, local onde muitos ali fizeram a instrução primária.
Antigamente os toques de entrada eram feitos através do sino, de passagem pelo local reparamos que o mesmo já não se encontrava na torre.
Será caso para dizer onde pára o sino.
Será que foi retirado pelos proprietários da Herdade?

CABANAS DA MINHA TERRA

Carrasqueira
Carrasqueira
Carrasqueira
Como è do conhecimento geral è a partir do século XVIII, no reinado de D Maria I, que se conhece algo sobre a Comporta.
A Herdade da Comporta é uma extensa propriedade rústica com cerca de 15000h.Nesta altura era habitada por escravos negros. Mais tarde foi uma colónia presidiaria onde os delinquentes de maior responsabilidade vinham cumprir pena de trabalhos forçados.
Segundo uma carta de lei de 16 de Março de 1836, a Coroa colocou as propriedades em hasta publica, as quais foram compradas pela companhia das lezírias do Tejo e Sado.
Por esta altura a Comporta era um pequeno aglomerado de cabanas (cubatas) em volta de uma casa apalaçada que servia de habitação aos donos da Herdade.
Desta forma a origem destas cabanas é na Comporta a qual se estendeu a toda a sua freguesia e também à freguesia do Carvalhal .
È preciso perpetuar e marcar a imagem que é a nossa Terra, sendo assim o maiscomporta congratula-se com esta iniciativa e que mais obra como esta se continue na Freguesia.

JARDINS DO POSSANCO


È assim que se encontram os espaços verdes do Possanco na freguesia da Comporta Concelho de Alcácer do Sal, será que se esqueceram que o Possanco existe?
Uma zona da Freguesia da Comporta sem manutenção quanto aos espaços verdes limpeza de arruamentos, afinal quem cobra o imi não terá agora que assumir as suas responsabilidades?

domingo, 20 de maio de 2012

COMPORTA

Temos que manter a nossa identidade cultural , as nossas raízes,numa zona com historia marcada pelo trabalho sazonal e pela passagem de ranchos migratórios, os elementos étenográficos como a cultura do arroz, o sal as salinas que grande relevo teve em outros tempos importantes da nossa terra. 
A comporta é Comporta.

COMPORTA UM DESTINO UM LUGAR




A Comporta tem múltiplos componentes ecológicos e ambientais que a tornam muito rica e de elevado interesse ao nível da da conservação.
Grande parte da  área da Comporta é classificada como Reserva Natural.
Viver na Comporta é viver num lugar único em Portugal.